Governo discute melhorias para a educação com a comunidade escolar da regional de São João dos Patos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Secretário Felipe Camarão vistoria escola Josélia Almeida Ramos, em São João dos Patos. Foto: DivulgaçãoAs ações do Governo do Estado para alavancar os indicadores educacionais maranhenses foram discutidas, nesta quinta-feira (19), no I Encontro Regional sobre Políticas Educacionais de São João dos Patos. O evento, que aconteceu no auditório do CE Paulo Ramos, reuniu representantes dos 13 municípios que compõem a regional.

O encontro foi aberto pelo secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, que estava acompanhado da equipe técnica da Seduc e da gestora regional de Educação de São João dos Patos, Luciana Borges Leocádio. Entre os presentes na solenidade, o deputado estadual Rogério Cafeteira, prefeitos da região, gestores escolares, professores, supervisores, coordenadores, estudantes, pais e representantes de entidades ligadas à educação.

“Esta é uma oportunidade ímpar para discutir com a comunidade as ações empreendidas pelo governador Flávio Dino para melhorar a educação. Além disso, pais, alunos, gestores, professores e autoridades puderam expressar seus anseios para a educação na região e nós apresentamos de forma transparente as medidas adotadas para atendimento, em curto e médio, prazo dessas demandas, que impactarão diretamente na qualidade da escola pública”, avaliou o secretário Felipe Camarão.

Para a gestora do CE Paulo Ramos, Maria de Lurdes Pereira de Sá Silva, o diálogo é fundamental para a educação na região e aproximação do governo das escolas. “A presença do secretário Felipe Camarão e equipe na regional é um marco, porque é a primeira vez que um secretário discute conosco as soluções para as demandas educacionais, tanto pedagógicas quanto de infraestrutura escolar”, destacou.

Na ocasião, o secretário fez uma explanação sobre questões relacionadas à gestão escolar, profissionais de apoio da escola, valorização dos professores, pagamentos de condições especiais de trabalho, ações para melhoria do transporte escolar e os avanços nos serviços de reforma e manutenção da rede física. Além disso, houve a palestra sobre a “Sistemática de avaliação da Rede Estadual do Maranhão: perspectivas para as avaliações externas”, ministrada pelo supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Luís Alex Lopes Corrêa.

Transparência

Durante o encontro, foi destacada a solicitação de declaração de bens anual dos servidores públicos da educação, medida que obedece à exigência legal estabelecida pelo Decreto estadual nº 30.622/2015 e pela Lei Federal nº 8.429/1992 e que já é adotada por diversos órgãos públicos, como Ministério Público, Tribunais, entre outros.

O servidor pode optar pela entrega da declaração de bens atualizada de 2015, pela declaração anual de bens apresentada à Receita Federal para fins de IRPF ou preencher formulário que autoriza o acesso aos dados de bens e direitos constantes da base de dados da Receita.

Vistorias

Camarão destaca ações do Governo do Estado para melhorar educação. Foto: Divulgação

À tarde, a equipe da Seduc vistoriou o prédio do CE Josélia Almeida Ramos, em São João dos Patos. “Nossa escola é a segunda melhor da regional em índices de aprendizagens, mas precisa melhorar a estrutura, e com a visita da equipe tenho certeza que essas questões serão resolvidas e virão melhorias”, apontou o professor José Ribamar Mendes Júnior.

Felipe Camarão também esteve em São Domingos do Azeitão e participou de um encontro com as comunidades escolares dos centros de ensino Aquiles Lisboa, Lucas Coelho (do município Benedito Leite) e Adonias Lucas Lacerda (de Sucupira do Norte).

Nesta sexta-feira (20) o secretário e equipe participam de evento sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Buriti Bravo, no CE Zuleica Santos (Praça Zuza Paiva, s/n – Centro), às 9h. Organizado pela Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos e escolas estaduais localizadas no município, a ação tem como alvo estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, professores, supervisores, coordenadores, pais e a comunidade.

Facebook Comments Box
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Sem categoria