jul 06

A misteriosa luz do Povoado Mosquito em Pastos Bons

62 Flares Twitter 0 Facebook 61 Google+ 1 Filament.io 62 Flares ×

mosquito

O fenômeno já foi testemunhado por várias pessoas, que cruzam o Povoado Mosquito, zona rural de Pastos Bons, pela BR 230 a noite. Uma luz misteriosa ou “bola de fogo” que aparece em meio a mata e começa a seguir os veículos de forma contínua,  se colocando a frente, ao lado, e até por cima dos veículos, assusta e deixa os motoristas espantados.

Lembro-me que no período em que trabalhei na cidade de Pastos Bons e em São Domingos do Azeitão, semanalmente fazia aquele trajeto, ouvi vários relatos e depoimentos de pessoas que tiveram contato com a misteriosa luz, ao passar pelo povoado e sempre que eu passava por aquele  trecho  (segunda e sexta-feira), ficava na expectativa de ver algo, mas, nunca aconteceu.

Conversei com alguns moradores daquela localidade sobre o assunto e eles demonstravam sempre muito respeito, confirmando que as historias eram reais e quase sempre dando uma explicação para o fenômeno, alguns acreditam que se trata de um espírito, que possivelmente morrera naquele local e até hoje vagueia pela estrada, outros dizem se tratar de uma “visagem” que não era deste mundo, certa vez um senhor me disse que se tratava de um homem que enterrou dinheiro por ali e até hoje seu espírito vigia para ninguém pegar, já surgiram outras teorias como o caso  OVNI – objeto voador não identificado, que poderiam ter uma base naquelas localidades, a luz seria uma sonda ufológica.

Folclore, mito, lenda, fenômeno espiritual ou ufológico, seja o que for, a luz misteriosa do povoado mosquito é um fato extraordinário de nossa região, com vários testemunhos de pessoas, de todas as classes e credos, que aguça nossa curiosidade e nos faz refletir sobre as coisas da vida, que estão além da nossa compreensão, acreditar ou não é direito de cada um, mas, respeitar é preciso, pois não somos detentores de todos os conhecimentos do nosso planeta, muitos menos do universo.

luz

Testemunhos que ouvi quando trabalhei em Pastos Bons e em São Domingos do Azeitão e viajava por aquele trecho semanalmente.

Eu vinha dirigindo o ônibus e de repente percebi uma luz vindo rapidamente a minha direita, no começo achei que era uma moto, esperei ela passar e não passou, estranhei, mas, continuei dirigindo normalmente, quando percebi uma luz bem mais a frente vindo na direção do ônibus, parecia ser outro veículo vindo em sentido contrário, esperei ela cruzar por mim e nada, a luz vinha se aproximava e se afastava, me assustei pois, era muito rápida,  logo mais a frente a luz se aproximou da frente do ônibus e olhei para o chão na tentativa de ver a poeira, já que na época aquele trecho era de estrada de piçarra e qualquer veículo fazia muita poeira, mas, nada, não tinha poeira, ai vi que não podia ser carro e nem moto, de repente a luz entrou para o mato de onde passou a acompanhar o ônibus por uns dois minutos e sumiu.”

Relato de um motorista da empresa transbrasiliana, em conversa informal.

Eu vinha de São Raimundo das Mangabeiras para São João dos Patos, passei a semana vendendo naquela região e tava voltando prá casa, chegando nas proximidades do povoado mosquito, observei que havia uma luz estranha sobrevoando sobre o mato, seguindo o carro, no começo pensei que fosse reflexo, ou um poste, a luz tava cheia e bem clara, então pensei que podia ser reflexo da lua, baixei o vidro do carro e a luz sumiu, quando olho pra frente, tava a luz uns três metros a frente do carro, de repente ela disparava pra frente e voltava, ia pra direita pra esquerda, as vezes muito rápido e as vezes devagar, eu acelerava com medo, mas não adiantava, ela acompanhava fácil o carro, numa curva tive a sensação dela tá por cima do carro, mas, não tentei olhar, eu só olhava prá frente, pois já puxava 145 km/h, passada a curva, a luz mais uma vez ficou a frente do carro, uns 6 metros, foi para a direita, demorou um pouquinho e sumiu, cheguei em Pastos Bons e contei a história em um posto de gasolina, todos disseram que era comum isso, que eu não era o primeiro a ver luz”.

Numa conversa com um vendedor, no hotel São Francisco, em São Domingos do Azeitão.

Fomos fazer um concurso em Imperatriz, éramos cinco em um gol 2006, eu e mais quatro colegas professoras, quando retornávamos para Pastos Bons, numa segunda-feira, aproximadamente a 02h:00 da manhã, uma das meninas gritou: “tem uma luz seguindo agente aqui atrás”, eu dirigia e as outras duas dormiam, ninguém levou muito a sério, mas todas resolveram olhar, e realmente havia uma luz meio distante nos acompanhando, normal, poderia ser uma moto, afinal ali tinha um povoado próximo, mas, de repente a luz se aproximou como se fosse nos ultrapassar, mas, não ultrapassou apenas ficou a nos acompanhar bem de perto, uns 4 metros de distância, então comecei a ficar com medo de ser um ladrão e diminui para ele ultrapassar, mas, nada, de repente a luz começou a piscar e sumiu, sem explicação, não entendi mas, fiquei aliviada, mas, a luz apareceu novamente só que agora a nossa frente, se aproximava e se distanciava, o desespero, começou a tomar conta de todas nós, as meninas começaram a chorar, perguntando o que era aquilo, eu inexplicavelmente  não me desesperei, só tinha olhos para a estrada e só pensava que não podia parar, a luz fazia manobras rápidas de vai e vem, algumas vezes ia para a nossa esquerda, depois para a direita, ficou assim por uns 5 minutos, até que entrou no mato e sumiu, não sei o que era, não tenho explicação, só sei que não era desse mundo”.

Conversa com uma professora de Pastos Bons.

Esses são apenas alguns dos relatos que ouvi, existem centenas e isso já vem ocorrendo há décadas, há histórias da décadas de 80, 90 até os dias de hoje.

Hélio Gomez e Rafael Câmara foram tentar desvendar o mistério da luz misteriosa que aparece no povoado Mosquito município de Pastos Bons (MA) e olha só o que eles registraram, vejam o link do vídeo no you tube e os comentários.

62 Flares Twitter 0 Facebook 61 Google+ 1 Filament.io 62 Flares ×

2 comentários

1 menção

    • jaira em 26 de julho de 2015 às 16:59
    • Responder

    Oi me chamo jaira,e ja vi essa bola de fogo. Ha uns anos atraz um grupo de jovens da cidade de sao joao dos patos.organizaram um desfile com aprezentacoes. Na cidade de sao domingos do azeitao. Como era perto arumaram um carro aberto com som,uma d20.na ida eu e um colega vimos uma igual uma seta d moto .nao ligamos. Ja na volta pra sao joao dos patos,por volta das trez da manham ela seguiu o carro o motorista pensou que se tratava d um motoqueiro e dava estrada o tempo todo.mas nunca passava.i ele desconfiou e parou i todos pensava se tratar de uma falha mecanica ou um pneu furado

    • jaira em 26 de julho de 2015 às 17:07
    • Responder

    Oi me chamo jaira,e sou natural de sjp maranhao. Eu e um grupo de amigos vimos essa bola de fogo. Estavamos vindo de um. Desfile em sao domingos do azeitao. As3 da madrugada quando o motorista parou pra ve.so que ela destanciou e bem alta do chao se espalhou como labareda d fogo o asfalto ficou tao claro que dava pra achar agulha entao sumiu .

  1. […] A misteriosa luz do Povoado Mosquito em Pastos Bons […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
62 Flares Twitter 0 Facebook 61 Google+ 1 Filament.io 62 Flares ×