JAKSONDUARTE.COM.BR

11 pesquisas apontam vitória de Flávio Dino no 1° turno no Maranhão

COMPARTILHE

Fonte: Edgar Ribeiro

Com 11 pesquisas em mãos e faltando menos de um mês das eleições, no uso da matemática e da estatística analisa e conclui sobre as eleições 2014 para governador no Maranhão.

pesquisafinal

ANÁLISE 

Usando a própria metodologia do Ibope, passemos à análise.

INTERVALO DE CONFIANÇA

Segundo o Ibope, os resultados de uma pesquisa devem ser interpretados dentro de um intervalo que estabelece limites em torno da estimativa obtida: o chamado intervalo de confiança.  O mais usual é trabalhar com intervalos com 95% de confiança, considerando uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por exemplo: Para um candidato com intenção de voto fixada em 30%, o intervalo de confiança dele, com uma confiabilidade de 95%, seria de 27% a 33%.

Trabalhando com as pesquisa feitas no Maranhão, veja a margem de erro de 3% pra mais e pra menos tanto pra Lobão Filho como para Flávio Dino.

ERRO

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Ainda, segundo o Ibope, só é possível chegar à conclusão de que uma candidatura está crescendo ou caindo se houver vários períodos consecutivos de aferição, com pelo menos três deles seguindo na mesma direção.

O Ibope adverte que, para se dizer que um determinado candidato cresceu ou caiu sem errar, é preciso analisar a evolução do seu desempenho numa série de pesquisas e não somente comparar, isoladamente, a pesquisa atual em relação à anterior.

No caso, este blog está trabalhando com 11 pesquisas já feita e nas quais o candidato Flávio Dino manteve tendência de crescimento e distanciamento de Lobão Filho.

Com base nestes dados e a evidente vontade da população maranhense, conclui pela vitória do candidato Flávio Dino no primeiro turno das eleições 2014 para governador do Maranhão.

O resultado vai oscilar de 50% a 56% para Flávio Dino e 21,8% a 28% para Lobão Filho Mesmo diante das notícias de fraude que estão sendo preparadas.

COMPARTILHAR NAS REDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *