Em conversa informal com um grupo de jornalistas e blogueiros esta semana, o secretário estadual de Articulação Política e presidente do PCdoB, jornalista Márcio Jerry, disse que o partido está em ritmo crescente em todo o Estado, já foi implantado nos 217 municípios e que tem nomes para disputar prefeituras em mais de 100 cidades maranhenses. No entanto, segundo ele, tudo vai depender da conjuntura política, das alianças, das sigla aliadas e do consenso entre as lideranças em torno dos pré-candidatos. “O foco é a formação de uma grande base governista”, frisou.
De acordo com Márcio Jerry, o partido tem sido procurado por centenas de lideranças no Maranhão. Nos próximo dias, os prefeitos de Barra do Corda, Eric Costa, e de Açailândia, Juscelino Oliveira, vão se filiar ao PCdoB. Em Bacabal, um dos maiores redutos eleitorais do Estado, a sigla comanda uma frente aliada forte com várias lideranças, de onde sairá um pré-candidato a prefeito de consenso.
Márcio Jerry disse que o foco do partido não é a filiação de prefeitos e, sim, a ampliação e fortalecimento da base governista com a adesão de novas lideranças. Garantiu que a relação com o PDT é muito boa e que todos os partidos da base aliada estão crescendo em todo o Estado com as proximidades das eleições municipais do ano que vem. “Não há e nem deve haver cimeira entre os partidos governistas. O importante é o fortalecimento político”, afirmou.
Sobre São Luís
Sobre São Luís, Márcio Jerry disse que o caminho natural do PCdoB será a aliança em torno da reeleição do atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior. Mas deixou claro que, no entanto, o governador Flávio Dino ficará neutro na campanha, pois devem concorrer à eleição aliados da base governista.
O secretário de Articulação Política disse que o prefeito de São Luís tem crescido mais em popularidade nos últimos meses ao estar mais presente nos bairros, na cidade, vistoriando obras e participando de ações importantes. Segundo ele, a parceria com o governo Flávio Dino, que se concretiza em obras e diversas ações, também é um ponto positivo para o bom momento político e administrativo pelo qual passa Edivaldo Holanda Júnior.
Com foco também no fortalecimento da base governista, o governador Flávio Dino vem mantendo reuniões com a bancada de apoio na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na última quinta-feira (03), o encontro, no Palácio dos Leões, contou também com a presença de secretários estaduais. Hoje, o governo conta com o apoio de 37 parlamentares na casa legislativa.
Fonte: blog da Silvia Tereza