Leuzinete Pereira da Silva tem suas origens no povoado Fortes, em Pastos Bons, no Maranhão. Filha dos sertanejos Brigido Pereira da Silva (já falecido) e Eva Ferreira da Silva que, mesmo analfabetos, apostaram na educação de seus 7 filhos, que viveram uma verdadeira saga para estudar, numa época em que escola não era para toda a população. Sua história de vida pessoal aliada ao conhecimento da área adquirido ao longo da vida, lhe fortaleceu, a cada dia, na crença de que a educação é mola propulsora de transformação das pessoas e da sociedade.
É graduada em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão), mestra em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA). Ao longo de sua jornada, obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.
Na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), é professora concursada desde 1994 e supervisora escolar desde 2007. Além da docência, atuou como técnica (1998-2004 e 2009), Superintendente de Educação Básica (2010 a 2012) e Secretária Adjunta de Ensino (2012 a 2014). Foi uma das fundadoras da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, ocupando a cadeira de número 12.
“A expectativa é nobre e positiva. Chega ao alto comando da Secretaria uma servidora pública de carreira, uma professora. Não está aqui somente a Leuzinete, está a representação de todos os professores da rede estadual. O governador Carlos Brandão, ao fazer essa indicação de caráter eminentemente técnico, sinaliza que a prioridade é a Educação e a valorização dos profissionais”, enfatizou a nova secretária.