Apesar da segurança pública ser atribuição do Estado, cada vez mais é papel dos prefeitos contribuírem para diminuir a criminalidade. As prefeituras têm poderes limitados, mas com criatividade é possível trabalhar em parceria com o governo estadual e federal. A implantação de políticas sociais e o aumento do efetivo com a criação da Guarda Municipal é um bom começo.
Em Buriti Bravo, diminuir a violência tem sido um dos focos do prefeito Cid Costa (PTB), por exemplo, e tem dado resultados.
Nesta quarta-feira (16), ele esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão em São Luís e assinou dois convênios. O primeiro de parceria mútua no sentido de resguardar a segurança, combater a violência e a criminalidade; o segundo, para capacitar a Guarda Municipal. A presença da GCM tem sido reforço importante para completar a atuação da Polícia Militar.
Cid Costa está em seu segundo mandato, e sempre fez questão de assumir o papel do município.
“Desde o primeiro dia do mandato temos lutado para melhor a segurança do município e aumentar o efetivo da Polícia Militar. Não é porque é prerrogativa do estado que não iremos assumir nossa responsabilidade”.