Após um processo inédito de votação, 468 gestores eleitos tomaram posse na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio Henrique de LaRoque, onde foram recebidos pelo governador Flávio Dino, a secretária estadual de educação, Áurea Prazeres, o deputado estadual, Professor Marco Aurélio (PCdoB), o deputado federal, Rubens Pereira Jr.(PCdoB), o vereador de Imperatriz, Carlos Hermes (PCdoB), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão – SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro e membros da rede educacional maranhense.
Para o deputado Marco Aurélio, um dos defensores do projeto, a medida é de extrema importância para o desenvolvimento do ensino nas escolas maranhenses, pois harmoniza a relação escola/comunidade. “Ninguém melhor que alunos, professores e a própria comunidade para escolher aquele que irá administrar sua escola. Acredito que além de democratizar o processo, a medida irá refletir na qualidade do ensino das nossas escolas.” Destacou o parlamentar.
O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, considerou a postura do governador Flávio Dino uma demonstração de respeito e valorização aos profissionais da área, que na avaliação do sindicalista revela um modelo de gestão diferente da adotada em administrações anteriores onde não havia sinalização de compromisso com os educadores do estado.
O governador destacou que as eleições diretas para diretores visa erradicar privilégios políticos, além de qualificar o desempenho dos educadores. “Essa história é escrita por milhares de mãos, mãos que lutaram e sonharam com este momento. Nosso objetivo desde o início foi trabalhar para melhorar as vidas das pessoas e sabemos que o professor é a grande referência para construção do projeto educacional do Maranhão.” Afirmou Flávio Dino.