Professora do Maranhão recebe Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

professora 2

A professora e coordenadora adjunta da Rede e-Tec/UEMA, Profa.Msc.Eliza Muniz Araújo, recebeu da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 18 de novembro, o Prêmio Darcy Ribeiro pela Comissão de Educação da Casa. Além dela, receberam a comenda o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil (MT) e o professor Luis Antônio Marcuschi (PE).

Anualmente, são reconhecidas três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação no Brasil. “O Prêmio contempla pessoas ou entidades, que têm trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil. É muito gratificante ver que os três agraciados deste ano são professores. Isso nos traz a certeza de que existem grandes nomes na educação. Digo que a tarefa de escolher não foi simples, pelo nível dos concorrentes apresentados. Para cada um sobram méritos. Os vencedores, com certeza, trazem consigo a força do seu empenho e a força da sua luta em prol da educação brasileira. Por isso, destaco aqui que essa não é uma homenagem para os que aqui estão. Essa é uma homenagem à sociedade brasileira, que ganha com essa dedicação”, disse o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Glauber Braga.

A indicação do nome de Eliza Flora para receber o prêmio foi feita pelo Deputado Federal Pedro Fernandes e aprovada posteriormente pela Comissão de Educação. Ao saudar a homenageada, Fernandes ressaltou que a professora é uma verdadeira militante da causa. “O trabalho realizado por Eliza não vem de hoje. Ela já milita na área há mais de 40 anos e, hoje, atua com muita ênfase na educação tecnológica. Então, ela vem contribuindo e muito na formação dos maranhenses. Quando pensei em indicá-la não levei em consideração somente a professora, mas por ela ser competente, dedicada e querida, estaria, assim, homenageando a todos os professores do nosso Maranhão. Esse é o prêmio máximo da educação brasileira. E nós estamos precisando avançar muito na educação, isso é fato. E com essa homenagem só temos a ganhar”, destacou o deputado.

Ela falou emocionada sobre o momento: “Sinto-me muito honrada e emocionada pela indicação ao Prêmio, significa o reconhecimento do meu empenho à serviço da educação por mais de 40 anos. Luto porque sei que a educação faz toda a diferença. Mas, digo que esse prêmio não é só meu, é extensivo a todos os colegas que já trabalharam comigo e àqueles que continuam lutando por uma educação melhor. É extensivo também, às instituições que acreditam e concedem espaços para que possamos colocar em prática os nossos sonhos, as nossas crenças, os nossos ideais”.

A professora concorreu com outros 29 candidatos, que foram avaliados pela originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação.

Fonte:

Paula Lima – Jornalista

Assessora de Imprensa da UEMA/UEMANET

Facebook Comments
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *