Ministério confirma 200 casos de coronavírus no Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

O Ministério da Saúde anunciou na noite deste domingo (15) que já são 200 os casos registrados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil. Ainda há outros 1.913 pacientes suspeitos espalhados por todos os estados do país e o Distrito Federal e outros 1.486 casos foram descartados.

Até o momento, São Paulo é o estado que mais contabiliza pessoas infectadas, com 136 confirmados e outros 1.125 suspeitos. Na sequência, o Rio de Janeiro tem 24 casos (95 suspeitos), o Distrito Federal tem oito (81 suspeitos) e Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina contam com seis casos – 80, 66 e 102 casos suspeitos, respectivamente.

Nesses números, estão inclusos os 11 registrados entre aqueles que acompanharam a visita do presidente Jair Bolsonaro no final do semana dos dias 7 e 8 de março. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), os quatro casos confirmados neste domingo são de pessoas do “grupo de apoio”.

Já o teste do presidente e de seus familiares, segundo o próprio mandatário, deu negativo. Mas, há a solicitação de que ele realize mais exames durante essa semana. Porém, durante o dia de ontem, ele desrespeitou a norma do próprio do Ministério e se encontrou com manifestantes que estavam em frente ao Palácio do Planalto.

Já à noite, durante uma entrevista à “CNN Brasil”, Bolsonaro voltou a criticar o que ele chamou de “histeria” pelo coronavírus no país. “Tivemos vírus muito mais graves que não provocaram essa histeria. Certamente tem um interesse econômico nisso. Em 2009, teve um vírus também e não chegou nem perto disso. Mas era o PT no governo aqui e os democratas nos Estados Unidos”, disse ao repórter.

O mandatário ainda criticou a medida da Confederação Brasileira do Futebol (CBF) de cancelar todos os campeonatos nacionais de futebol, dizendo que a medida contribui com o “histerismo”.

No mundo, atualmente, de acordo com dados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade John Hopkins, há 169.387 casos de coronavírus confirmados e 6.513 mortes. Em todos os países europeus, nos Estados Unidos e em várias nações da América do Sul, medidas extremas como o fechamento de fronteiras e de serviços não essenciais foram tomadas para evitar a disseminação da doença. – Mudança na metodologia: Na última sexta-feira (13), o Ministério informou que mudou o sistema de confirmação dos casos de transmissão comunitária. Por isso, os dados do órgão podem entrar em conflito com aqueles apresentados pelas Secretarias de Saúde de cada estado brasileiro. A partir de agora, algumas das entidades estaduais irão relatar apenas os casos graves e outros informarão todos os casos.

– Santuário de Aparecida tem missas suspensas: A Justiça de São Paulo ordenou, no último sábado (14), a suspensão das missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida para evitar a disseminação do novo coronavírus. Só está permitida a visitação ao templo.

O pedido foi feito pelo Ministério Público e aceito pela juíza Luciene Belan Ferreira Allemand em caráter de liminar. “Pelo exposto, antecipo os efeitos da tutela, em razão da ameaça de contaminação e disseminação da doença, por se trata de medida de saúde pública, evitando-se, assim, a exposição de diversas pessoas ao vírus, bem como suas consequências , deferindo a liminar para impedir a realização de quaisquer eventos no Santuário Nacional de Aparecida”, diz a decisão, que tem validade de 30 dias. (ANSA)

Facebook Comments
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *