Ei! cuidado para não virar massa de manobra!!

43 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 1 Filament.io 43 Flares ×

Recentemente passou a circular nas redes sociais, um convite no mínimo curioso, para uma carreata de protesto, marcada para o dia 11/06/2015, véspera do aniversário de São João dos Patos, segundo o convite ou convocação, a carreata teria como destino final a praça de eventos, local onde provavelmente ocorrerá a festa de comemoração de aniversário de nossa cidade.

Ao ler a chamada em alguns grupos do WhatsApp, confesso que fiquei curioso e em minha mente de imediato veio as seguintes possibilidades para um protesto:

Primeiro, imaginei que seria contra a corrupção que assola nosso país, as medidas antipopulares da nossa presidenta e a operação lava jato, onde a ex governadora Roseana Sarney e o ex ministro Edison Lobão estão atolados até o pescoço.

Em seguida imaginei, que poderia ser contra as contas desaprovas do ex prefeito José Mário (TCE e TCU) e a cobrança para que os vereadores votem pela consolidação do parecer do Tribunal de Contas do Estado – TCE.

Também me veio em pensamento que poderia ser um protesto contra o aumento da violência em nosso município, dos crimes causados por menores, do aumento no consumo de drogas, e uma cobrança veemente das autoridades responsáveis por medidas urgentes de combate a esse mal, que promete ser um câncer sem cura daqui a alguns anos.

Mas, também poderia ser um protesto pela melhoria na saúde de nosso município, afinal, hoje (e a cerca de 10 anos) temos duas opções para termos atendimento médico especializado e cirurgias, ou recorremos ao nosso vizinho estado, o Piauí,  ou sucumbimos nos corredores do hospital de Presidente Dutra.

Comecei me animar e lembrei das questões educacionais, que também são merecedoras de protestos, afinal, escolas como o “31 de Março”, há décadas, não recebe uma reforma de verdade (não apenas a pintura) e sequer conta com banheiros para seus professores, além da questão da melhoria nos transportes escolares, que ainda dependem dos paus de arara, que levam e trazem os alunos da zona rural, de forma precária e perigosa, entre outras coisas.

Quem sabe um protesto por saneamento básico, esgotos, coleta e reciclagem de lixo? seria justificável, afinal a imagem de uma cidade limpa é sempre agradável.

Analisei todas as possibilidades justificáveis para realizarmos protestos, como sociedade esclarecida e politicamente informada e lendo as postagens verifiquei que nenhum dos assuntos acima era tema do tal “protesto”.

A mensagem-convite, dizia o seguinte:

Ei você patoense que está insatisfeito com a administração do atual prefeito, venha participar de uma grande carreata, que acontecerá dia 11/06/2015, com destino a praça de eventos, tragam cartazes, bandeiras, apitos, buzinas, vistam camisas pretas… Vamos mostrar a esse prefeito que ninguém concorda com a administração dele.

Querer mudança é muito importante, mas, tem que tomar cuidado para não ser manipulado e virar “massa de manobra”. Porque, realmente, o povo quando quer, muda mesmo. Ter essa consciência é importantíssimo  e é democraticamente compreensivo, cada um protesta pelo o que achar mais justo, mas, honestamente no caso em tela, trata-se de um movimento politicamente articulado, visando as eleições de 2016.

Como cidadãos, temos o direito de cobrar do atual prefeito, que se aplique os recursos, em obras, que visem melhorar o bem estar do povo, podemos cobrar a aplicação de políticas públicas, para saúde, educação, habitação, podemos questionar sua gestão, seu secretariado,  mas, isso deve ser feito de forma criteriosa e pautada em fatos, números, ações, que justifiquem as críticas e exigências, para que se melhore e beneficie toda sociedade, principalmente a mais carente.

Agora, convocar o povo para uma carreata, em prol de um protesto, por que não concorda com a administração do prefeito e estaria insatisfeito com o mesmo, bom meu amigo, é para isso que serve as eleições, use seu voto e proteste votando em quem você acha ser o melhor para a cidade, só não esqueça, que o mandato deste será por 4 anos (por enquanto),  mas faça isso, em benefício da população e não de alguns que  perderam regalias, mamatas, vantagens e  cargos.

E viva a democracia e os atos democráticos!

Facebook Comments Box
43 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 1 Filament.io 43 Flares ×

Sem categoria