Defensoria do Maranhão foi a que mais avançou em todo o país no processo de interiorização com a entrega de sedes próprias

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

O defensor-geral Alberto Bastos deixará o comando da instituição, nesta terça-feira (31), como o gestor da Defensoria Pública estadual que mais cresceu em número de sedes próprias no país. Foram ao todo 28 novas unidades entregues aos maranhenses e incorporadas ao patrimônio da DPE/MA, incluindo a nova sede, em São Luís. Em quatro anos de mandato, Alberto Bastos colecionou marcas e prêmios, que tornaram a Defensoria maranhense referência em economicidade, sustentabilidade e inovação, tudo para estar mais próxima das populações vulneráveis, promovendo direitos e transformando vidas.

O intenso processo de capilarização dos serviços da Defensoria, com certeza, é um dos principais legados do defensor-geral no comando da instituição. Nunca se avançou tanto e em tão pouco tempo. De dezembro de 2019 até agora, foram 27 econúcleos inaugurados, considerando a entrega desta terça-feira, no município de Barreirinhas. Destes, dois estão em pleno funcionamento na capital, em bairros de grande adensamento populacional – Itaqui-Bacanga e Zona Rural. Das outras 25 novas unidades, apenas as entregues em Caxias e Coroatá atendem aos planos de reestruturação e modernização institucional.

O mandato de Alberto Bastos encerrará com a DPE/MA em 62 comarcas e 134 municípios, somando os termos judiciários, o que significa uma cobertura superior a 60%, ou seja, quase 5,8 milhões de potenciais assistidos. Em junho de 2018, quando ele assumiu, apenas 84 municípios podiam contar com os serviços da Defensoria. Houve, portanto, um crescimento vertiginoso de 75%. E a boa notícia é que o novo defensor-geral Gabriel Furtado, candidato apoiado pelo atual gestor, começará seu mandato com mais 18 econúcleos assegurados no PPA e outro por emenda parlamentar, perfazendo um total de 46 unidades no radar da atual gestão.

Facebook Comments Box
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.