Cadê as licitações no site da prefeitura de São João dos Patos?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Licitação é o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta. No Brasil, para licitações por entidades que façam uso da verba pública, o processo é regulado pelas leis 8.666/93 e 10.520/02 .

“Licitação é um procedimento administrativo destinado à seleção da melhor proposta dentre as apresentadas por aqueles que desejam contratar com a Administração Pública. Esse instrumento estriba-se na ideia de competição a ser travada, isonomicamente, entre os que preenchem os atributos e as aptidões, necessários ao bom cumprimento das obrigações que se propõem assumir”.

Ou seja, para qualquer produto adquirido, qualquer serviço contratado pela administração pública (neste caso a prefeitura municipal), ocorrerá em caráter de livre concorrência, devendo sempre o gestor municipal analisar a melhor proposta, com o menor custo,  seguindo os princípios da legalidade, igualdade, moralidade e publicidade, de forma que o administrador só faça o que a lei autoriza expressamente, de forma neutra, dentro dos ditames morais e com ampla divulgação.

Curioso que sou, decidi pesquisar as recentes licitações realizadas pela prefeitura municipal de São João dos Patos, com o objetivo de analisar as despesas decorrente de serviços prestados no carnaval, entrei no site correspondente http://saojoaodospatos.ma.gov.br, onde observei a opção licitações, clicando na mesma, não abriu nenhuma informação referente ao assunto desejado.

licitações

licitação 03
Ao clicar na opção “licitações”, retorna-se ao início do portal

Ai vem a pergunta, pra quê fornecer uma opção que não estaria disponível?

Bom, insatisfeito e frustrado pela  informação indisponível, decidi tentar o portal da transparência municipal, disponível no mesmo portal, com a esperança de talvez encontrar as benditas licitações e…nada!

licitações 4
Clicando na opção portal da transparência esta janela se abre

O portal da transparência do nosso município apresenta as seguintes modalidades: Despesas, receitas, edital, decretos, balancetes, relatórios de gestão fiscal e relatório resumido de execução orçamentária.

E NADA DE LICITAÇÕES!

Alô senhores vereadores! vamos cobrar mais transparência para com os gastos com o dinheiro público!! Ao invés de disputas por vantagens políticas, por indicações de cargos, por aluguéis de carros, casas e máquinas… vamos fiscalizar e exigir que se façam as devidas licitações de forma clara e pública, entre outras coisas.

Facebook Comments Box
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

2 thoughts on “Cadê as licitações no site da prefeitura de São João dos Patos?”

  1. Saudoso Jakson. Sinceramente! Espero que aprove esse comentário e que o mesmo seja publicado. Já que o mesmo é um espaço que você “dá” ao leitor para que haja uma interação com o Blog.
    Não sou partidário, nem ao menos tenho vínculo com prefeitura x ou y. Acho uma verdadeira falta de respeito, levar esse tipo de informação, deturpada e incoerente de falta de ferramentas de site de Prefeitura X ou Y. Parce materia comprada. Primeiro pq seria interessante entrar em contato, com a Prefeitura denunciada, não importa qual seja, e saber se essas “ferramentas” estão desenvolvidas ou mesmo disponíveis ou não Sr. Jakson.
    Moro em Teresina e sou neto de São João dos Patos, e só consigo matar um pouco a saudades dessa terra, com informações certas, consisas e, sendo redundante, verdadeiras, acessando o portal da Prefeitura.
    Não vejo em seu blog informações sobre os bons acontecimentos da cidade. Proporcionada ou não pela atual gestão. E se for promovido(a) pela atual gestão, nossa… Tem que ter uma criticazinha!
    Não tiro seus méritos de buscar e mostrar a realidade de nossa cidade, mas acho que como um “profissional” que quer trabalhar com disseminação de notícias, seria bom o Sr. procurar saber primeiro se são verídicas ou não, as infindas que vc publica em seu blog, que até pouco tempo eu era num leitor assíduo, mas depois de umas matérias que li, acabei concluindo que não valia mais apena seguir teu blog diariamente. Leio agora semanalmente, e quando há uma material legal e que chame a atenção de forma a mostrar o lado bom da cidade.
    Infelizmente São João dos Patos ainda precisa de um jornalismo sério e sem parcialidade, o que não é seu caso Sr. Jakson. Nota-se pelas matérias publicadas nesse canal de informação.
    Como você mesmo diz na “matéria” citada acima, “cumpra o papel dessa ferramenta” de comunicação e aprove este comentário. Vamos fazer um feedback recíproco e tornar os meios de comunicação da nossa São João dos Patos melhor.
    Um abraço!

    1. Respeito sua opinião, mas, discordo nada contra o prefeito e nem sua administração, que tem seus acertos e seus erros, coloco no blog minhas opiniões, que nem sempre vai de encontro as opiniões de todos, mas, totalmente parcial, se agradam ou desagradam ai é outra questão, como você pode verificar em meu blog, nem patrocínio eu aceito, para que não venham tentar de alguma forma manipular as publicações, não há aqui direcionamentos, observe até que tento evitar matérias corriqueiras, como mortes, festas, aniversários, o objetivo é trazer debates e diálogos. Obrigado por expressar sua opinião e por acompanhar o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *