JAKSONDUARTE.COM.BR

Recordando: O Eterno pula-pula da Política Patoense

COMPARTILHE

Resultado de imagem para o pula pula da política

Após um debate ontem com membros do grupo de whatsapp Só Poltica 24h, sobre as alianças, lembrei-me de uma matéria que escrevi no meu blog em 2015, decidi transcrevê-la, sem mudar uma vírgula, para recordarmos que a política patoense gira gira e o poder não muda de mãos.

“Analisemos a recente história política patoense:

Em 1996, Celso Antonio da Rocha Santos Sobrinho, “o Celsinho”, foi eleito prefeito de São João dos Patos, apoiado pelo então prefeito, Eduardo Coelho Mendes,  tendo como vice o empresário Belchior Gomes Bandeira de Melo, o adversário de Celsinho nas campanhas eleitorais foi Aldebasto Lima Sá, apoiado pelo ex- prefeito Dr. Nilson Nolêto de Sá.

Passados 4 anos, Celsinho concorreu a reeleição para prefeito, desta vez tendo como vice  a Sra. Elizamar Lima Sá, esposa de Aldebasto e com o apoio do ex-prefeito Dr. Nilson, tendo como adversário José Mário Alves de Sousa, apoiado pelo ex prefeito Eduardo Coelho Mendes.

Em 2004,  Celsinho e Eduardo Coelho Mendes se unem para tentarem eleger Chico Coelho, (genro de Eduardo Coelho), tendo como adversários, José Mário apoiado por Dr. Nilson, que insere seu genro Dr. Heron, na chapa como vice, tendo estes sido eleitos.

Chegando a 2008, José Mário concorre a reeleição e com o falecimento do então vice-prefeito Dr. Heron, a viúva e filha do Dr. Nilson, Aricelli Sá, assume o posto, o adversário desta foi Paulo Paraguassu “o Paulo do Zeca”, tendo como candidata a vice, a Sra. Mariana Lira, irmã de Celsinho e apoio de Elizamar Lima Sá, que concorreu a vereadora, naquela que foi a eleição mais disputada da história de São João dos Patos, com a vantagem de 28 votos, José Mário se reelegeu.

Em 2012, José Mário elegeu o seu sucessor, Waldênio Sousa, tendo como vice Elizamar Lima Sá, e desta vez sua adversária foi a Sra. Aricelli Sá, até então vice-prefeita e secretária de saúde municipal, tendo como candidato a vice o Dr. Disney, marido de Mariana Lira e cunhado de Celsinho, então, Dr. Nilson e José Mário que dividiram o palanque e o governo por 8 anos, se tornam adversários.

Então analisando o parâmetro atual da política patoense, observamos que o pula-pula, já não é novidade para os políticos de nossa cidade e já vem ocorrendo há décadas e se observarmos mais ainda, veremos que não há, uma alternância relevante de poder em nosso município, os sobrenomes são sempre os mesmos e o poder está quase sempre concentrado nas mesmas mãos.

Os políticos pulam, a politicagem não muda, o poder se concentra não mãos dos mesmos e o eleitor depois reclama!”

COMPARTILHAR NAS REDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *