JAKSONDUARTE.COM.BR

A importância da implantação da Guarda Municipal em São João dos Patos

COMPARTILHE

Nossa cidade vive uma onda de violência e medo nas últimas semanas com uma frequência preocupante. Em poucos dias alguns estabelecimentos comerciais e casas foram invadidos e roubados, assaltos de celulares e dinheiro próximo aos bancos já é uma constante, apreensão e prisão de traficantes, também já é uma triste rotina, agora surgiu um flagrante de maus tratos e cárcere privado de idosos. Estes crimes e ocorrências  figuram entre os assuntos mais comentados nas redes sociais da cidade nesse momento.

A título de informação aos  leitores, ressaltamos que o Ministério da Justiça é o órgão máximo responsável pela elaboração e implantação de estratégias de combate à violência e à criminalidade. Responde a esse ministério, por exemplo, a Polícia Federal, que investiga crimes nacionais, como o tráfico de drogas, a corrupção e o contrabando.

Aos estados e ao Distrito Federal cabe a execução das ações de segurança, no comando das polícias Militar (repressão e prevenção) e Civil (investigação, salvo exceções). As prefeituras não têm, pela Constituição, responsabilidade pela segurança pública, mas algumas cidades instituíram a Guarda Civil Municipal para auxiliar as demais polícias na manutenção da ordem pública. A cidade de Colinas/MA, por exemplo, tem a Guarda Civil Municipal, muitíssimo bem equipada por sinal.

A crise na segurança municipal é algo preocupante e crônico. Não é difícil de se perceber a preocupação dos comerciantes, legistas e empresários da cidade, a tranquilidade de alguns anos atrás já não existe mais. Os pais e mães de família também já não podem dormirem tranquilos, quando os filhos estão nas ruas, nas festas ou mesmo no trajeto até as escolas. As drogas circulam em todos os cantos da cidade e em todos os meios,  a violência já é uma constante, independente da classe social.

A figura da Guardas Municipal surge como uma boa opção de reforçar e fortalecer  o trabalho da Polícia Militar e Civil, pois sua existência, por certo desafogaria a Polícia Militar e ajudaria a evitar a expansão dos crimes no município, haveria em consequência também o benefício para a Polícia Civil, que  estaria mais apta e solta para melhor investigar os ilícitos inevitáveis.

É por isso que sou inteiramente a favor da  implantação com urgência da Guarda Civil Municipal de São João dos Patos. Certamente que não acabaríamos com a grande ocorrência de crimes em nossa cidade, mas com certeza, inibiríamos em muito a criminalidade local que corre de forma crescente.

Ressaltando que a lei para criação da Guarda Municipal já criada e sancionada em 2014, a Lei nº. 436/2014,  porém, nunca foi colocada em prática.

 

 

 

COMPARTILHAR NAS REDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *