A Prefeitura de São João dos Patos através da secretaria de saúde realizou nesta quinta-feira, (30) mais um mutirão do Glaucoma. Os atendimentos foram realizados no auditório da Escola Eduardo Coelho Mendes, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado, sendo o colírio entregue gratuitamente no local.
Durante o mutirão do Glaucoma os pacientes passaram por uma triagem e em seguida realizaram os testes, após avaliação, foram atendidos pelo médico que realizou os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença.
Ao todo foram 348 pessoas atendidas, uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura.
O secretário municipal de saúde, Kayro Coêlho destacou que São João dos Patos hoje é hoje um polo regional da saúde oftalmológica, referência no estado, e que não só a visão mas a saúde como um todo é a grande prioridade do Governo de Dr. Alexandre.
Sobre o Glaucoma
O Glaucoma é uma doença que surge do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico, causando cegueira caso o paciente não seja tratado corretamente.
Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.