Turismo
Sobre o turismo como economia criativa, Gastão falou dos investimentos e programas que fomentaram o crescimento do turismo no país quando foi ministro, como por exemplo, o Pronatec Turismo “Treinamos mais de 400 mil pessoas para atividades ligadas diretas e indiretas ao turismo”. Além disso, ele destacou também sobre a falta de exploração da cultura fora do período tradicional, como é o caso da temporada junina “É preciso investir mais, explorar no período não junino essas danças e manifestações e atrair o turista pra uma coisa mais permanente ao longo do tempo”.
Educação
Gastão Vieira falou também da sua participação na implantação de vários Institutos Federais no Maranhão enquanto presidente do FNDE e da importância que o IEMA, criado pelo atual governo do estado, tem na educação profissional do Maranhão “Ele está dando treinamento e qualificação especifica para os jovens maranhenses no interior. É preciso aproximar o mercado do curso técnico, fazer de escolas de tempo integral a possibilidade de ter uma especialização”.
Sobre as reformas feitas pelo atual governo do estado nos antigos Faróis da Educação, programa criado quando foi secretário de educação do estado, Gastão se diz feliz, pois trouxe essa ideia de Curitiba idealizando levar um espaço bonito, aconchegante e com livros novos para os estudantes “Ler em um lugar bonito, com livros novos, com gente dedicada e bem treinada, é muito bom”.
Atuação em Brasília
Questionado sobre sua pré-campanha a deputado federal, Gastão que teve cinco mandatos na Câmara, falou sobre atual cenário político nacional e o motivo de querer voltar à Câmara “Eu sempre fiz política de uma forma muito séria e responsável, sempre estive ao lado do meu eleitor. Precisamos reconstruir o Brasil e temos que começar pela câmara. Com esse modelo atual, é impossível.