Disputa promete gerar discursões nos próximos meses, com parlamentares colocando o nome para ocupar a cadeira de presidente da casa legislativa, lideranças já discutem possíveis novas composições da mesa diretora a partir do próximo ano. A disputa promete exigir jogo de cintura dos políticos nos bastidores, com alguns nomes que saíram fortalecidos das eleições municipais.
Dos sete parlamentares que o AVANTE terá a partir de 2025, seis foram reeleitos, um já tem o nome cativo na casa e todos podem se articular para ocupar a vaga, dentre eles, Fernandinho Soares, atual presidente, deve pleitear sua reeleição para o biênio 2025/2026. O União Brasil vem com a vereadora reeleita Marianna, fortalecida com uma votação expressiva, porém, existe a possibilidade de retornar a secretaria de educação, o PCdoB tem o vereador reeleito Jardel Miranda que também pode almejar o posto.
O MDB tem dois vereadores e numa eventual disputa acirrada, seus votos podem ter um peso significativo, podendo vislumbra uma cadeira na mesa diretora.
Um fator que poderá e deverá ser decisivo na escolha do presidente é a indicação do prefeito Dr. Alexandre, com a maioria absoluta de vereadores da situação, 09 no total, este deve articular para que haja um consenso na escolha de um nome que agregue e contribua com a gestão, trazendo benefícios a população de São João dos Patos.