A composição dos blocos parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão sofrerá alterações com o período da “janela partidária”, que permite aos parlamentares mudarem de partido sem correrem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. O prazo para trocar de legenda inicia nesta quinta-feira (03).
Somente ao final da “janela” partidária, após o dia 02 de abril, será possível ter mais clareza de como vão ficar mesmo as composições na Assembleia Legislativa. Atualmente, o maior grupo é o Bloco Parlamentar Democrático, que ganhou a adesão do PDT.
No Maranhão, parlamentares, que vão disputar as eleições de outubro, já sinalizaram mudar de legenda. A atual secretária estadual da Mulher e deputada estadual, Ana do Gás, deve sair do PCdoB para o PSB.
Também mudará de partido o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, que já anunciou filiação ao PDT, partido do senador Weverton Rocha, seu pré-candidato ao governo do Maranhão.
Já o deputado estadual Rafael Leitoa, atual líder do governo na Assembleia, deve trocar o PDT pelo PT ou PSB. Ele é apoiador do vice-governador Carlos Brandão, pré-candidato ao governo, então precisa migrar para partido que esteja nesse projeto.
De olho nas eleições, o deputado César Pires também vai deixar o PV, já alinhado a Carlos Brandão, para se filiar ao PSD que tem como pré-candidato o ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior, seu aliado.
No frigir dos ovos, as trocas partidárias se darão conforme os projetos políticos que estão aí colocados para a disputa eleitoral que se aproxima. Na primeira semana do mês de abril, teremos um novo mapa de composições na Assembleia Legislativa