O Governo do Maranhão anunciou na noite desta quarta-feira (13) a mudança no comando da Polícia Militar. O novo comandante é o coronel José Frederico Gomes Pereira, que estava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) e já conta com 24 anos de Polícia Militar. José Gomes Pereira substitui o coronel Marco Antônio Alves.
O coronel Alves ocupava o cargo desde o início de 2015, quando foi empossado pelo então governador do Maranhão Flávio Dino.
Por meio do comunicado oficial, o Governo do estado agradeceu “publicamente o trabalho, dedicação e empenho do coronel Alves durante o período em que comandou a Polícia Militar do Maranhão”.
Também houve mudança no subcomando geral que será ocupado pelo coronel Jorge Luongo em substituição ao coronel Ismael Fonseca.
Última determinação
Em sua última determinação, o coronel Alves promoveu o tenente-coronel Miguel Neto a chefe do estado maior da Polícia Militar do Maranhão. Miguel Neto, que comandava o 15º Batalhão da Polícia Militar de Bacabal, foi flagrado agredindo e ameaçando um cabo da PM com uma pistola.
A decisão foi tomada pelo coronel Alves por meio da portaria nº025/2016-DP/2, assinada na terça-feira (12).
Coronel Pereira
Com trajetória militar nas Tropas Especiais, a carreira do coronel Pereira começou no Exército, e, hoje, conta com 24 anos de Polícia Militar, tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira, como Operações Especiais no BOPE, Guerra na Selva no Exército e Segurança de Autoridade, realizando na Espanha. Foi membro da Força Nacional no Pan Americano e é instrutor da academia de Polícia. Coronel Pereira estava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Coronel Luongo
Há 23 anos na Polícia Militar, Coronel Luongo se formou na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo bacharel em Segurança Pública. Ele tem, ainda, especialização em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, tem formação na área de Polícia Comunitária e na área de Tecnologia da Informação. Antes de assumir o subcomando da PM, estava exercendo o cargo de diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).