A abertura da 3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES-MA) será realizada, nesta quinta-feira (25), no auditório Josué Montelo, no CEUMA Renascença, em São Luís, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A organização da conferência é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho Estadual da Saúde (CES).
São esperadas 220 pessoas na conferência que debate eixos que formam o documento orientador, como: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.
As propostas aprovadas na etapa estadual serão encaminhadas para a etapa nacional com 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) que acontecerá de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.
A conferência estadual também elegerá os 48 delegados maranhenses que representarão o estado no evento nacional. As vagas serão divididas em usuários do SUS (24), gestores (12) e trabalhadores (12).
SERVIÇO
O quê: Abertura da 3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES-MA).
Quando: Quinta-feira (25), às 14h30.
Onde: Auditório Josué Montelo, no CEUMA Renascença, em São Luís.