Na manhã da última terça-feira (18), os maranhenses das região do Sertão Maranhense participaram das audiências públicas do Orçamento Participativo (OP) que aconteceram nos municípios de São João dos Patos.
Na ocasião, a população presente no evento escolheu 04 (quatro) propostas, a partir do Plano Plurianual (PPA), que serão submetidas à votação no PARTICIPA MA, de modo que a proposta mais votada entre como prioridade na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. No final do processo, as propostas serão eleitas pela população como prioritárias para fazer parte da LOA, contemplando assim a Região.
O OP é uma política pública realizada pelo Governo do Maranhão, com a coordenação das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan).
As propostas aprovadas foram:
- Fortalecer a produção da agricultura familiar e a pesca e aquicultura artesanal através de ações de capacitação, da facilitação do acesso ao crédito e de incentivo à tecnologia, à assistência técnica, à formação de cooperativas e assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, de máquinas, equipamentos e insumos, aumentando a produção e a competitividade destas atividades econômicas na Região do Médio Sertão Maranhense.
- Fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, ampliando a cobertura e a qualidade dos serviços, por meio do acompanhamento integral das famílias, visando garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde, de forma territorializada e com foco na promoção da saúde, diagnóstico precoce e prevenção de doenças e tratamento de pacientes oncológicos na Região.
- Ampliar a oferta de ensino integral nas redes estadual e municipal, com cursos como idiomas, programação e tecnológicos e medidas que aumentam a atratividade e a permanência dos jovens na escola.
- Investir na universalização do saneamento, ampliando a coleta e o tratamento de esgoto urbano e rural.